Bonebridge
Tratamentos Cirúrgicos
Cirurgia da Implantação da Prótese de Condução Óssea tipo Bonebridge
O Bonebridge (BB) é um implante de condução óssea, o primeiro implante ativo do mundo indicado para pacientes portadores de perdas de audição de condução e mista. Se beneficiam também desta tecnologia aqueles pacientes que perderam totalmente a audição em um dos ouvidos. O BB utiliza a tecnologia transcutânea aprovada nos implantes cocleares e agora disponível para estimulação por condução óssea.
O BB inclui uma parte externa, o áudio-processador, que praticamente desaparece de baixo do cabelo, e uma parte interna implantada sob a pele. O áudio-processador (externo) contém 2 microfones, três programas, um processador digital de sinal e uma bateria. A parte interna consiste de uma bobina receptora, um demodulador e de um transdutor. O som (energia acústica) é transmitido do áudio-processador externo, por meio de ondas de rádio via transcutânea, para a bobina receptora interna, que transforma esta informação em energia mecânica.
Esta energia mecânica promove uma vibração do transdutor alojado no osso da mastóide, que estimula por condução óssea a cóclea do ouvido do mesmo lado (ipsilateral) nos casos de perdas auditivas de condução ou mistas.
Naqueles pacientes portadores de surdez em um dos ouvidos o estímulo sonora é enviado para a cóclea do outro ouvido (contralateral). Observe na imagem nº 1 que mal se percebe a bobina colocada sob a pele acima e atrás da orelha.
Na imagem nº 2 observe o processador que se fixa à bobina interna por meio de um imã.
Garota de 12 anos portadora de infecção crônica em ouvido direito com surdez de condução severa em ouvido direito. Ela foi submetida a cirurgia para a implantação de prótese de condução óssea tipo Bonebridge. O video mostra o momento logo após a ativação da prótese.
Veja também:
A cirurgia da implantação da prótese de condução óssea tipo Bonebridge consiste em um procedimento de 1 hora e meia de duração (em média), por meio de uma incisão atrás da orelha, seguida da confecção de uma loja sob o periósteo, onde se coloca a bobina receptora.
Uma abertura circular de 9 mm de profundidade é realizada no osso da mastóide onde ficará alojado o transdutor, que vai enviar o estímulo sonoro diretamente para o ouvido interno. Em pacientes que já foram submetidos a cirurgia da mastóide o Bonebridge pode ser alojado no osso do crânio na região retro-sigmoidea. Um detalhe: a prótese de condução óssea tipo Bonebridge trata-se de tecnologia muito recente no mundo. Fomos os pioneiros a realizar esta cirurgia na cidade de Ribeirão Preto e região.